Hoje participaremos do XII GEDI (Grupo de estudos do discurso) no Uni-FACEF com a palestra "Funk e rap: vozes que ecoam da favela. Um olhar bakhtiniano sobre a busca por voz e visibilidade" que será ministrada pela Dnda. Marina Haber de Figueiredo da UFSCAR - São Carlos/SP. Acreditamos que a abordagem contida na palestra contribuirá para a concepção das diversas vozes sociais que ecoam nos gêneros discursivos populares, como o funk e o rap, no âmbito brasileiro.
Posteriormente, comentaremos sobre os assuntos elencados na palestra.
Este blog tem como finalidade transparecer reflexões sobre o Círculo de Bakhtin e seus comentadores. Esperamos promover diálogos a respeito das diversas questões de língua, linguagem e história, conceitos que permeiam o universo das letras. Obrigado por visitar nossa página, aproveite e deixe sugestões de textos e discussões! O que nos interessa é o discurso! Leonardo BORGES e Lorenna FORNEL
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
BIOGRAFIA DE MIKHAIL BAKHTIN
Mikhail M. Bakhtin nasceu em 1895, em Oriol, na Rússia. Em 1918, graduou-se em História e Filosofia. Pertencia a um
pequeno círculo de intelectuais e de artistas entre os quais: Mar
Chagall, Sollertinsky, Volochinov e Medviédiev. Volochinov e
Medviédiev passam a publicar as obras de Bakhtin . As reflexões publicadas posteriormente foram intituladas como pertencentes ao Círculo de Bakhtin devido a incertezas sobre a autoria de obras como Estética da criação verbal. Morreu em Moscou, em 1975, após uma longa doença.
Bakhtin é um filósofo da
linguagem e sua linguística é
considerada uma "translinguística"
porque ela ultrapassa a visão de
língua como sistema. Isso porque,
para ele, não se pode entender a
língua isoladamente, mas qualquer
análise linguística deve incluir fatores
extralinguísticos como contexto de
fala, a relação do falante com o
ouvinte, relações sócio-históricas, espácio-temporais etc.
Referência: Mikhail Bakhtin - Biografia e Teoria. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/49/aula%201.semana%202.pdf>. Acesso em 05 ago. 2016.